O presente trabalho voltado para o estudo das cantigas e brincadeiras de roda enquanto importante manifestação da cultura tradicional teve como objetivo entender como as cantigas e brincadeiras de roda são trabalhadas pelos professores na educação infantil, relacionando-a com o repertório de outras músicas e brincadeiras que têm sido vivenciadas no cotidiano das crianças em fase pré-escolar. Na constituição das abordagens foram utilizamos como referencial teórico, autores que discutem as cantigas e brincadeiras de roda como atividades complementar ao processo de desenvolvimento infantil, a saber: Loureiro (2003), Brito (2003), Ferreira (1997) e o RCNEI (1998), entre outros. Na definição dos procedimentos metodológicos tratou-se de um estudo de caso subsidiado pela pesquisa bibliográfica e de campo tendo-se como instrumentos de coleta de dados a observação e a entrevista. Como resultado constatou-se que a presença das brincadeiras e cantigas de roda no contexto das práticas pedagógicas da instituição se mostra muito tímida, cedendo lugar a outros tipos de atividades e que o papel do professor trona-se fundamental ma mediação entre os pequenos e as práticas lúdicas, cabendo a este oferecer oportunidades para os contatos e a manifestação deste repertório no interior das instituições.


Palavras-chaves: Cantigas de roda; Música; Educação Infantil; Desenvolvimento Infantil.

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