O presente trabalho intitulado ―A brincadeira no contexto da educação infantil: concepção e prática dos professores‖ analisa o contexto da Educação Infantil em uma instituição de Educação Infantil pública do Município de Crato-CE, que atende crianças, de 0 a 6 anos e do Ensino Fundamental. Como objetivo geral intentou-se analisar a relevância do lúdico no ambiente escolar buscando compreender qual o lugar do lúdico no fazer pedagógico da educação infantil e como objetivos específicos, investigar como o lúdico é assumido pelos professores na pré-escola e identificar as atividades lúdicas no contexto da prática pedagógica dos docentes. Na definição da metodologia optamos por uma abordagem qualitativa, caracterizando-se a investigação como um estudo de caso. Como procedimento de coleta de dados foi utilizado um questionário contendo questões abertas além de observações em sala. Como fundamentos teóricos contou-se com a contribuição dos estudos de Froebel, Vygostsky e Kishimoto, os quais contribuíram significativamente com pesquisas fundamentais no campo da psicologia e da didática, destacando o lúdico como elemento promotor de avanços cognitivos da criança. A partir da pesquisa desenvolvida foi possível constatar que o brincar é reconhecido como importante linguagem infantil pelos docentes, embora em muitas situações, tenha-se percebido restrições relacionadas à concepção docente sobre esta atividade, dificuldades e limites no tempo e no espaço para o brincar.

Palavras-chave: (Educação infantil. Lúdico. Práticas pedagógicas)


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