O presente
trabalho intitulado ―A brincadeira no contexto da educação infantil: concepção
e prática dos professores‖ analisa o contexto da Educação Infantil em uma
instituição de Educação Infantil pública do Município de Crato-CE, que atende
crianças, de 0 a 6 anos e do Ensino Fundamental. Como objetivo geral
intentou-se analisar a relevância do lúdico no ambiente escolar buscando
compreender qual o lugar do lúdico no fazer pedagógico da educação infantil e
como objetivos específicos, investigar como o lúdico é assumido pelos professores
na pré-escola e identificar as atividades lúdicas no contexto da prática
pedagógica dos docentes. Na definição da metodologia optamos por uma abordagem
qualitativa, caracterizando-se a investigação como um estudo de caso. Como
procedimento de coleta de dados foi utilizado um questionário contendo questões
abertas além de observações em sala. Como fundamentos teóricos contou-se com a
contribuição dos estudos de Froebel, Vygostsky e Kishimoto, os quais
contribuíram significativamente com pesquisas fundamentais no campo da
psicologia e da didática, destacando o lúdico como elemento promotor de avanços
cognitivos da criança. A partir da pesquisa desenvolvida foi possível constatar
que o brincar é reconhecido como importante linguagem infantil pelos docentes,
embora em muitas situações, tenha-se percebido restrições relacionadas à
concepção docente sobre esta atividade, dificuldades e limites no tempo e no
espaço para o brincar.
Palavras-chave:
(Educação infantil. Lúdico. Práticas pedagógicas)
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