Este trabalho
surge da necessidade de entender a importância do desenho na construção da
aprendizagem infantil. Vale salientar que o desenho é a primeira escrita da
criança e é o percursor do desenvolvimento dessa escrita. O objetivo deste
trabalho monográfico é analisar os estágios da evolução do desenho infantil
assim como compreender o significado do desenho e o que ele representa na real
vivencia da criança é importante também valorizar esse conhecimento como forma
de pesquisa sobre a criança e sua produção trazendo para o processo de
aprendizagem. Ter uma melhor compreensão sobre o desenho infantil e como ele
influencia no processo de aprendizagem da criança dando ênfase a sua produção e
mostrar produções reais e seus significados no que diz respeito à criança; como
uso de cores, traços, formas e pertinência em um único desenho, também sendo
tratado com qual frequência e de que como é produzido, induzido, tratado e
diagnosticado. A metodologia utilizada no presente estudo é de base qualitativa
que utilizou fontes bibliográficas e de campo onde se foi feito um estudo de
caso dos desenhos do aluno Marcos pelas suas particularidades que tiveram
destaque durante a experiência vivida em sala de aula, onde se deu o princípio
da ideia do referido tema e estímulo de estudo e investigação. Teóricos como:
Edith Derdyk, Florende de Merédieu, Analice Dutra Pillar e muitos outros, vão
firmar a ideia de que o desenho tem uma contribuição indispensável nesse
processo da construção da aprendizagem e faz parte do processo evolutivo da
criança, onde os resultados obtidos através deste estudo solidificaram ainda
mais a teoria abordada, tendo em vista a significação e comparação realizada
com os desenhos, a realidade e teoria tendo um elo indiscutível.
Palavras
– chave: Desenho, Aprendizagem, Pensamento, Criança.
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