Este trabalho surge da necessidade de entender a importância do desenho na construção da aprendizagem infantil. Vale salientar que o desenho é a primeira escrita da criança e é o percursor do desenvolvimento dessa escrita. O objetivo deste trabalho monográfico é analisar os estágios da evolução do desenho infantil assim como compreender o significado do desenho e o que ele representa na real vivencia da criança é importante também valorizar esse conhecimento como forma de pesquisa sobre a criança e sua produção trazendo para o processo de aprendizagem. Ter uma melhor compreensão sobre o desenho infantil e como ele influencia no processo de aprendizagem da criança dando ênfase a sua produção e mostrar produções reais e seus significados no que diz respeito à criança; como uso de cores, traços, formas e pertinência em um único desenho, também sendo tratado com qual frequência e de que como é produzido, induzido, tratado e diagnosticado. A metodologia utilizada no presente estudo é de base qualitativa que utilizou fontes bibliográficas e de campo onde se foi feito um estudo de caso dos desenhos do aluno Marcos pelas suas particularidades que tiveram destaque durante a experiência vivida em sala de aula, onde se deu o princípio da ideia do referido tema e estímulo de estudo e investigação. Teóricos como: Edith Derdyk, Florende de Merédieu, Analice Dutra Pillar e muitos outros, vão firmar a ideia de que o desenho tem uma contribuição indispensável nesse processo da construção da aprendizagem e faz parte do processo evolutivo da criança, onde os resultados obtidos através deste estudo solidificaram ainda mais a teoria abordada, tendo em vista a significação e comparação realizada com os desenhos, a realidade e teoria tendo um elo indiscutível.


Palavras – chave: Desenho, Aprendizagem, Pensamento, Criança.

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