Na educação infantil, em que os estímulos à aprendizagem devem ser
constantes, acreditamos que a contação de história além de ser lúdico é uma
atividade ainda muito atual e utilizada no trabalho pedagógico com as crianças,
podendo proporcionar momentos de intenso envolvimento de corpo, sentimentos e
emoções. Assim este trabalho tem como objetivo analisar como a contação de
historia se faz presente no cotidiano do trabalho pedagógico na Educação
Infantil. Utilizamos como abordagem teórica os estudos de Abramovich (1997),
Coelho (2000), Matos (2009) e Tarran (1961). A pesquisa foi realizada em uma
instituição escolar de Educação Infantil, em Cariri-mirim município de
Moreilândia/PE, tendo como procedimentos metodológicos cinco observações em
três salas e entrevistas com três professoras. O estudo permitiu uma análise
acerca de como a contação de histórias acontece nas rotinas de trabalho e
revelou que persistem ainda alguns entendimentos que subordinam a contação de
histórias a procedimentos tradicionais, restringindo, com isso possibilidades
de trabalho com variados tipos de contos e estratégias pedagógicas que
permitiriam maior significação desta atividade.
Palavras – chave: Literatura infantil; Contação de histórias;
Educação Infantil.
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