Na educação infantil, em que os estímulos à aprendizagem devem ser constantes, acreditamos que a contação de história além de ser lúdico é uma atividade ainda muito atual e utilizada no trabalho pedagógico com as crianças, podendo proporcionar momentos de intenso envolvimento de corpo, sentimentos e emoções. Assim este trabalho tem como objetivo analisar como a contação de historia se faz presente no cotidiano do trabalho pedagógico na Educação Infantil. Utilizamos como abordagem teórica os estudos de Abramovich (1997), Coelho (2000), Matos (2009) e Tarran (1961). A pesquisa foi realizada em uma instituição escolar de Educação Infantil, em Cariri-mirim município de Moreilândia/PE, tendo como procedimentos metodológicos cinco observações em três salas e entrevistas com três professoras. O estudo permitiu uma análise acerca de como a contação de histórias acontece nas rotinas de trabalho e revelou que persistem ainda alguns entendimentos que subordinam a contação de histórias a procedimentos tradicionais, restringindo, com isso possibilidades de trabalho com variados tipos de contos e estratégias pedagógicas que permitiriam maior significação desta atividade.

Palavras – chave: Literatura infantil; Contação de histórias; Educação Infantil.

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