O
presente trabalho busca analisar a importância da brincadeira em casa e na
aprendizagem da Educação Infantil em duas escolas de Crato-CE, sendo uma
pública e outra particular em salas do infantil V. A pesquisa é de base
qualitativa e explicativa, apresenta informações sobre as brincadeiras na vida
dos seres humanos em diferentes épocas. O que ensina as brincadeiras na escola
e em casa apesar das diferenças sociais no qual vivem, sendo o brincar de
fundamental importância tanto em casa quanto no espaço educacional. O brincar
vem sendo considerado como uma ferramenta essencial, por trabalhar a
coordenação motora, a socialização e a imaginação. Sendo que a brincadeira
acontece de dois tipos, ou seja, direcionada ou livre, destacando que ambas são
importantes para o desenvolvimento infantil. Os sujeitos da pesquisa foram dois
diretores, dois coordenadores, treze professores e vinte pais de alunos do
ensino infantil V. Como resultado obtivemos que as atividades atrativas
proporcionam ótimos benefícios, é através delas que vem a conquista de cada
criança. Concluímos que aprender com atividade lúdica é uma importante forma de
educação, é por meio deste ato que a criança pode evoluir no seu cotidiano e no
mundo da imaginação. O brincar facilita o processo de ensino aprendizagem da
criança e possibilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade,
estabelecendo desta forma uma relação entre o lúdico e a aprendizagem.
Palavras- chave: Brincadeira, ensino-aprendizagem, Educação Infantil.
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