O presente trabalho busca analisar a importância da brincadeira em casa e na aprendizagem da Educação Infantil em duas escolas de Crato-CE, sendo uma pública e outra particular em salas do infantil V. A pesquisa é de base qualitativa e explicativa, apresenta informações sobre as brincadeiras na vida dos seres humanos em diferentes épocas. O que ensina as brincadeiras na escola e em casa apesar das diferenças sociais no qual vivem, sendo o brincar de fundamental importância tanto em casa quanto no espaço educacional. O brincar vem sendo considerado como uma ferramenta essencial, por trabalhar a coordenação motora, a socialização e a imaginação. Sendo que a brincadeira acontece de dois tipos, ou seja, direcionada ou livre, destacando que ambas são importantes para o desenvolvimento infantil. Os sujeitos da pesquisa foram dois diretores, dois coordenadores, treze professores e vinte pais de alunos do ensino infantil V. Como resultado obtivemos que as atividades atrativas proporcionam ótimos benefícios, é através delas que vem a conquista de cada criança. Concluímos que aprender com atividade lúdica é uma importante forma de educação, é por meio deste ato que a criança pode evoluir no seu cotidiano e no mundo da imaginação. O brincar facilita o processo de ensino aprendizagem da criança e possibilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo desta forma uma relação entre o lúdico e a aprendizagem.


Palavras- chave: Brincadeira, ensino-aprendizagem, Educação Infantil.

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