O presente trabalho apresenta um estudo sobre a importância das brincadeiras no desenvolvimento cognitivo da criança na Educação Infantil, dando ênfase às vantagens que a mesma proporciona aos indivíduos nesta fase importante do desenvolvimento humano. Motivado por estudos em sala de aula nas disciplinas de “Fundamentos da Educação Infantil II” e “Estágio Supervisionado na Educação Infantil” na formação acadêmica. Nessa direção foi organizada uma pesquisa bibliográfica tendo como principal característica a busca de conhecimentos que é característica da pesquisa qualitativa, modalidade em que a compreensão dos conteúdos se faz essencial. Para tanto foi analisado os pensamentos de alguns autores que contribuíram para o desenvolvimento da ludicidade inserida na Educação Infantil, tais como Vygotsky (1989), Kishimoto (1994) e Piaget (1998), entre outros. Desta forma, compreendemos que quando damos a devida importância para a ludicidade como aliada do processo educativo, promovemos em nossos alunos a internalização de diversos tipos de conhecimentos, sejam eles de ordem afetiva, social cultural ou psicológica. Portanto, a partir dessas reflexões foi possível ampliar conhecimentos acerca do tema proporcionando maior reflexão sobre a importância do brincar.

Palavras-Chave: Educação Infantil, Brincar e Prática Docente do Professor.


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