O presente trabalho apresenta um estudo sobre a importância das
brincadeiras no desenvolvimento cognitivo da criança na Educação Infantil,
dando ênfase às vantagens que a mesma proporciona aos indivíduos nesta fase
importante do desenvolvimento humano. Motivado por estudos em sala de aula nas
disciplinas de “Fundamentos da Educação Infantil II” e “Estágio Supervisionado
na Educação Infantil” na formação acadêmica. Nessa direção foi organizada uma
pesquisa bibliográfica tendo como principal característica a busca de
conhecimentos que é característica da pesquisa qualitativa, modalidade em que a
compreensão dos conteúdos se faz essencial. Para tanto foi analisado os
pensamentos de alguns autores que contribuíram para o desenvolvimento da
ludicidade inserida na Educação Infantil, tais como Vygotsky (1989), Kishimoto
(1994) e Piaget (1998), entre outros. Desta forma, compreendemos que quando
damos a devida importância para a ludicidade como aliada do processo educativo,
promovemos em nossos alunos a internalização de diversos tipos de
conhecimentos, sejam eles de ordem afetiva, social cultural ou psicológica.
Portanto, a partir dessas reflexões foi possível ampliar conhecimentos acerca
do tema proporcionando maior reflexão sobre a importância do brincar.
Palavras-Chave: Educação
Infantil, Brincar e Prática Docente do Professor.
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