O presente trabalho versa sobre o ensino da Matemática na Educação Infantil, à luz da Pedagogia Histórico-Crítica. O grande desafio no processo ensino-aprendizagem da Matemática é fazer com que o professor saiba lidar com atividades desafiadoras e significativas para aguçar o prazer e o interesse dos educandos, levando-os a adquirir hábitos e estratégias na tentativa de proceder a erros e acertos que lhes serão úteis nas diversas situações de sua vida cotidiana, construindo assim o seu conhecimento matemático. É imprescindível que os conteúdos sejam analisados, objetivando estimular o interesse e a autoconfiança do aluno, visando o desenvolvimento do seu senso crítico, para que a Matemática seja vista como uma disciplina fundamental na sua vida, levando em consideração a necessidade de o professor fazer uma avaliação diária em relação ao desempenho de seus alunos em busca de melhorias e na eficácia de sua aprendizagem. No decorrer desse estudo buscou-se compreender que abordagem metodológica estava sendo trabalhada na Educação Infantil referente ao ensino da Matemática e propor atividades baseadas na tendência da Pedagogia Histórico-Crítica. Para isso, fez-se necessário um estudo bibliográfico a respeito do tema e uma pesquisa de campo, junto com uma intervenção. Após a pesquisa realizada, pode-se constatar que uma metodologia baseada na tendência da Pedagogia Histórico-Crítica é factível e contribui de maneira significativa para que as crianças apreendam os conhecimentos construídos historicamente, o que é necessário para que haja uma mudança social.  


Palavras-Chave: Educação Infantil; Matemática; Pedagogia Histórico-Crítica.



O presente trabalho tem como tema: linguagem oral na educação infantil, cujo objetivo geral é analisar o trabalho desenvolvido em salas de Educação Infantil que visem trabalhar a linguagem oral dos educandos. O referido trabalho surgiu da necessidade de analisar as atividades propostas que beneficiem o desenvolvimento da linguagem oral das crianças que ingressam na Educação Infantil. Assim, realizamos uma pesquisa de campo em uma Creche no município de Exu-PE, com o objetivo de analisar na prática, o trabalho com a linguagem oral, apresentando as principais atividades educativas desenvolvidas, e posteriormente, fazendo uma análise das mesmas. Ainda discute sobre a importância de trabalhar a oralidade dos educandos na Educação Infantil e o papel do professor nesse processo. Também, faz um breve resgate histórico sobre o surgimento da linguagem falada na concepção da psicologia social, visto que, esta temática é abordada em várias áreas da psicologia. Trata também sobre o surgimento da linguagem oral como objeto de ensino na área Educação Infantil, ressaltando a importância da LDB (Lei de Diretrizes e Bases) Lei n° 9.394/96, a qual permitiu que a Educação Infantil passasse a ser a primeira etapa da Educação Básica. Os Referenciais Curriculares são suportes fundamentais para o professor que atua nessa área. São apresentadas nesse trabalho as principais características da linguagem oral e escrita, estabelecendo a relação existente entre ambas, pois não podemos analisar a primeira sem entender a segunda. A realização desse trabalho foi muito gratificante, pois foi fundamental para atingir os objetivos propostos, compreender a importância da linguagem oral como instrumento necessário para a participação plena do sujeito na sociedade. 

Palavras-chave: linguagem oral; linguagem escrita; educação Infantil.




O presente trabalho tem como temática: o ensino das artes visuais na Educação Infantil: concepções e práticas docentes.Considera-se que a arte em suas diversas formas, dentre elas a música a dança, o teatro, as artes visuais e a poesia são elementos da cultura de uma sociedade e estão presentes na vida das pessoas e que a escola infantil deve perceber a arte como meio de aprendizagem e como área do conhecimento.E relevante destacar que a arte se constitui como uma experiência estética e humana e que tem seus conteúdos próprios. A justificativa da escolha do tema se deu pela necessidade de ampliar os conhecimentos teóricos acerca do assunto, bem como, abordar a arte no processo de educação infantil verificando sua contribuição para a formação humana. Teve como objetivo pesquisar para compreender e apreender os conceitos sobre o ensino das artes visuaisno contexto da Educação Infantil, bem como acompanhar aulas de artes visuais em uma creche no município de Lavras da Mangabeira – CE, tendo por base as práticas pedagógicas desenvolvidas com crianças de 5 anos de idade.Com destaque a pesquisa teve relevância na reflexão apoiada na abordagem descrita durante todo o estudo. No que diz respeito à metodologia, esta foi desenvolvida a partir da pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica, de forma descritiva com estudo qualitativo. No tocante ao referencial teórico este se realizou com base em diversos teóricos, dentre os quais se destacam:SODRÉ, 2003; MARTINS; PICOSQUE; GUERRA, 1998;BARBOSA, 2002; dentre outros.Na literatura descrita verificou-se que a contribuição teórica desses autores,convida-nos a entender que a arte está presente na vida do homem, nas suas diversas formas, seja na dança, na música, na pintura, na literatura, na arquitetura, no teatro, ou no grafite dos muros, dentre outras representações.
 Palavras-chave:
Ensino. Arte. Educação Infantil. 


A criança ao deparar-se com o universo externo ao ventre da mãe estabelece interpretações e emoções que nem sempre são explícitas através de representação oral, pois o individuo enquanto criança estabelece conceitos e os representa através do que sabe e não do que vê. O desenho infantil, com base neste aspecto de expressão emocional, pode der considerado instrumento pedagógico relevante no processo educativo, tendo em vista também os aspetos sociais, motores, cognitivos e de apreensão da linguagem, como meio para comunicar-se, ou desenvolver suas capacidades de auxilio para aprendizagem. O processo de aprendizagem, complexo e complementado por outras questões, é resultante de envoltos afetivos, capazes de auxiliar a criança no seu interesse por certo conteúdo. A educação abrange seus conceitos e necessidades de estudos, e por isso, este trabalho especifica um dos campos de estudos da área, sendo o desenho um instrumento pedagógico, relevante para o desenvolvimento infantil, e necessitado de estudo que compreenda e valorize os aspectos históricos do individuo. Considerando o aluno, ser dotado de necessidade individual e distinto dos demais.  Sendo uma pesquisa de cunho bibliográfico, abrange materiais que interligam os estudos desde as crianças, até fatores que favorecem a aprendizagem e as metodologias necessárias a salas de aula. 


Palavras chaves: Desenho da criança; Desenvolvimento infantil; Aprendizagem.



Durante toda a nossa história as pessoas com necessidades educacionais especiais foram vistas como sendo diferentes, anormais, sendo submetidas a todo tipo de humilhação. Com o passar do tempo muita coisa mudou neste cenário, conquistas foram alcançadas principalmente no campo educacional mas, o ingresso em muitas instituições escolares ainda continuam sendo um desafio para muitos, mesmo levando em conta tudo que está escrito nas leis que regem a educação especial.  Esta pesquisa justifica-se pela curiosidade de saber como se efetiva a vida escolar de pessoas com necessidades educacionais especiais, focando os adolescentes surdos. Temos como objetivo geral investigar o processo de inclusão de adolescentes com surdez no ensino regular, sendo auxiliada pelos objetivos específicos nos quais pretendemos entender o processo de inclusão escolar baseados em autores nacionais e internacionais da área da educação especial, compreender a surdez em seus aspectos biológicos, históricos e legais e pesquisar o processo de inclusão para alunos com surdez na escola Ludmila Barroso no município do Crato-CE.   Escolhemos como metodologia a abordagem qualitativa o estudo de caso para coletar de dados. Utilizamos de questionários destinados a interprete que acompanham os adolescentes. De posse dessa entrevista procuramos analisar todas as informações nela contida para entendermos melhor como está funcionando a escolarização dos surdos na atualidade.  Constatamos que já houve um grande avanço na educação especial, mas ainda falta muito a ser feito para que realmente sejam de fato inclusos nas escolas.             

Palavras-chave: surdez, análise e reflexão e avanços.



O presente trabalho monográfico teve como objetivo observar a importância da afetividade na relação professor-aluno na Educação Infantil, numa creche pública de Juazeiro do Norte-CE, numa sala de aula do Grupo 5 (Alfabetização). Este trabalho constitui-se de um estudo de caso e analisa a relação do professor-aluno na Escola Municipal de Educação Infantil Maria Quirino da Silva. Como procedimento metodológico, o trabalho foi subsidiado através da consulta em obras de alguns autores, estudiosos do assunto, tais como: Almeida (1999), Capelatto (2004), La Taille, Oliveira e Dantas (1992), Oliveira (2008), Piletti (2004, Wallon (1989), dentre outros, onde foram colhidos conceitos e citações que pudessem servir como fundamentação teórica para a sua realização. A questão da afetividade norteia a maior parte do ato pedagógico em nossas escolas; embora seja uma realidade mediadora, pouco se tem estruturado, levando em consideração a questão em sua fundamentação psicológica. Neste ensaio, procuramos adentrar nos comportamentos infantis, os quais emergem da construção de uma relação professor-aluno, tendo como eixo principal a questão da afetividade. Em nossas observações, acreditamos que a transmissão das bases de uma construção equilibrada da personalidade do adulto, se dá na Educação Infantil, mais precisamente com a intervenção do educador, que o faz na sua prática um ato de acolher pela elaboração da afetividade. A afetividade que está presente na relação entre professor-aluno na realidade da sala de aula, insere-se no conjunto dos possíveis elementos que ajudam o professor a vencer os desafios presentes em sala de aula e construir um sentido de vida, para o aluno, que ultrapasse a prática estudantil. O desenvolvimento afetivo é básico no processo ensino-aprendizagem e está claramente evidenciado que afetividade na educação é estar aberto para esse sentimento. 

Palavras-Chave: Afetividade; Professor-aluno; Educação Infantil.




Este trabalho tem por objetivo nos mostrar como anda o processo de inclusão educacional das crianças com Síndrome de Down na cidade de Juazeiro do Norte-CE, nas escolas regulares do município, bem como nas instituições conveniadas como APAE, poço do Jacó e semeador, que oferecem uma assistência exclusiva as crianças com necessidades educacionais especiais de qualquer deficiência. A pesquisa é de caráter quanti-qualitativo, onde descreve os dados em números das escolas, bem como a quantidade de criança que são matriculadas nas instituições de ensino municipais. Vale ressaltar que, para obtermos as informações necessárias foi aplicado um questionário contendo perguntas subjetivas e que foram respeitados os valores éticos de cada participante envolvido na pesquisa. Esta pesquisa visa não só as escolas urbanas, mas também as escolas das comunidades rurais, onde poderemos analisar o contexto social educacional e financeiro em que essas crianças vivem, observando o contexto escolar, as vivencias e a participação da família nesse processo constante de inclusão de crianças com Síndrome de Down. O maior interesse é fazer uma ponte entre família e escola com a pretensão de formar um laço que possa auxiliar da melhor forma o desenvolvimento dessas crianças.

Palavras-chave: inclusão, Síndrome de Down, escola regular, desenvolvimento social.



O presente trabalho de conclusão de curso intitulado ―Brincadeiras tradicionais: lugar e prática no currículo da Educação Infantil‖ se caracteriza como um estudo que teve como objetivo compreender o lugar dos jogos e brincadeiras tradicionais populares na escola de educação infantil; procurando conceituar e caracterizar os jogos e brincadeiras enquanto atividades próprias da cultura infantil, tendo por base as orientações curriculares oficiais e as referências que traduzem a significação do brincar como componente pedagógico na educação infantil, perceber como as brincadeiras e jogos tradicionais são utilizados pelos professores no desenvolvimento do seu fazer pedagógico, assim como analisar o espaço que tais brincadeiras ocupam no contexto da educação infantil. Como procedimentos metodológicos a pesquisa assumiu a abordagem qualitativa, na modalidade estudo de caso e se configurando um estudo de campo subsidiada pela observação direta e entrevistas. Como campo de pesquisa elegeu-se uma instituição da rede pública de ensino do município de Crato/CE centralizando-se na turma do Infantil V. Como colaboradores figuraram a professora da turma e as oito crianças. Como teórico aporte contou-se com os estudos de Vygotyski (1998), Brougére (1995) e Kishimoto (1993), bem como os Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil (BRASIL, 1998). Os dados coletados permitiram concluir que o espaço das brincadeiras nas instituições muitas vezes é visto como algo pontual, apoiando-se a crença dos professores na espontaneidade infantil além da constatação de que as brincadeiras tradicionais ocupam pouco espaço no cotidiano. A pesquisa se mostra relevante por permitir a discussão de elementos importantes para a compreensão da brincadeira no currículo da Educação Infantil. 

Palavras-chaves: brinquedo e brincadeira; brincadeiras tradicionais; desenvolvimento infantil.


A presente monografia teve como objetivo verificar se, de fato, os profissionais de uma creche pública municipal do Juazeiro estão se valendo de jogos e brincadeiras para a promoção do desenvolvimento psicomotor da criança. Especificamente, tivemos como finalidade identificar os jogos e as brincadeiras espontâneas desenvolvidas pelas crianças na instituição; verificar os jogos e as brincadeiras propostos pelos profissionais da escola; observar de que modo os profissionais da escola desenvolvem os jogos e as brincadeiras no cotidiano escolar; verificar em que espaços são realizados os jogos e as brincadeiras; averiguar o tempo destinado aos jogos e brincadeiras e; verificar como os jogos e as brincadeiras promotoras do desenvolvimento psicomotor são encaixados no tempo e no espaço pedagógico. Essa pesquisa, de natureza qualitativa, ocorreu mediante um estudo de caso em uma creche da cidade de Juazeiro do Norte-CE, em duas salas de referência do Infantil I e Infantil II. Como instrumentos para a coleta dos dados, utilizamos um roteiro de observação, um roteiro de entrevista e um diário de campo. Com essa pesquisa, pudemos chegar à conclusão de que as professoras detêm conhecimentos teóricos sobre a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento das crianças; porém, na maioria das vezes, isso não é posto em prática. As professoras e suas auxiliares preocupam-se, sobretudo, com o atendimento das necessidades básicas das crianças, como alimentação, sono e higiene, deixando de lado o aspecto educacional, ou seja, o desenvolvimento integral das crianças, em especial o psicomotor, objeto de estudo desse trabalho monográfico.



Palavras-Chave: Jogos. Brincadeiras. Psicomotricidade.


A presente pesquisa teve como espaço de investigação a Instituição APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), localizada na cidade Crato-CE, na qual buscamos a partir da temática Arte compreender os pontos positivos que esta tem proporcionado aos alunos com necessidades especiais da referida Instituição, levando em consideração as particularidades do desenvolvimento de cada aluno. Sendo assim, objetivamos com este estudo analisar a contribuição do Ensino de Arte para o desenvolvimento integral dos alunos com necessidades especiais da APAE de Crato-CE. Para isso realizamos uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, nesse sentido, lançamos mão das contribuições de vários teóricos como: Barbosa (2010), Fusari e Ferraz (1999), Ferreira (2010), entre outros que de forma significativa contribuíram para desencadear desse estudo, além de documentos da referida Instituição e as Leis que contemplam o direito do aluno com necessidades educacionais especiais no Ensino de Arte. Como instrumento para coleta de dados foi utilizado entrevistas com os sujeitos da pesquisa, a saber: alunos, pais e professores. Diante das informações da pesquisa, procuramos analisar as contribuições a cerca do Ensino de Arte da Instituição investigada.

Palavras Chave: Arte, necessidades especiais, desenvolvimento, alunos.


O presente trabalho monográfico aborda a brincadeira como uma linguagem natural da criança, discutindo sua importância no contexto educacional como instrumento pedagógico para os professores da educação infantil. Compreende-se e busca evidenciar as brincadeiras e suas funções no desenvolvimento das capacidades cognitivas, emocionais, sociais e físicas das crianças em idade pré-escolar, tendo como base para o brincar, assim como para a vida, a criatividade e o afeto. A metodologia da pesquisa se insere na abordagem qualitativa e tem como objetos de análise as entrevistas realizadas com professoras que trabalham diretamente com a educação infantil - 3 a 5 anos - evidenciando suas relações com o brincar em sala de aula. Para tanto, o suporte teórico para a análise e reflexões aqui tecidas se apoia nos argumentos de Vigotski(2007), Friedmann(2006), Dornelles(2001), dentre outros pesquisadores que afirmam a importância do brinquedo e da brincadeira na aprendizagem das crianças. Este trabalho se objetiva ampliar a discussão sobre a importância da formação específica para trabalhar com o lúdico no contexto da sala de aula e, a conscientização de que a brincadeira é fundamental para a aprendizagem significativa da criança, além disso, conscientizar que as brincadeiras orientadas e auxiliadas contribuem para que as crianças potencializem suas criações, desenvolva sua autonomia e a liberdade de serem elas mesmas.

PALAVRAS-CHAVE: Brincadeira; lúdico; educação-infantil e aprendizagem.


Esta pesquisa tem como proposta refletir sobre a alfabetização e letramento de uma turma de crianças da pré-escola do Infantil V, pertencente a rede pública de ensino municipal da cidade de Crato-Ce. O objetivo desse trabalho monográfico consistiu em analisar o processo de alfabetização dessas crianças na Educação Infantil. Para tanto, no primeiro capítulo, a pesquisa apresentará as autoras como: Gontijo (2008), Ferreiro (2011) e Soares (1995), estas teóricas proporcionam em seus estudos os conceitos de alfabetização/letramento, analfabeto e analfabetismo. No segundo capítulo, discorreremos dos estudos realizados por autores que nos explica sobre a perspectiva tradicional e construtivista de alfabetização/letramento como: Almeida (2010), Cagliari (2007), Teberosky e Colomer (2003). No terceiro capítulo, realizamos uma análise qualitativa sobre a entrevista e as observações realizadas em uma turma do Infantil V. Por fim, apresentamos os nossos resultados que denotaram através da prática da docente a recorrência ao uso do método misto para alfabetização das crianças. Além disso, verificamos que a professora sempre fazia seu trabalho com a participação efetiva das crianças, de forma dinâmica e organizada. Com isso, promovia um ambiente dinâmico, interativo em que as crianças se expressavam com liberdade para inventar suas histórias ou opinar ao final de um conto durante o processo alfabetização/letramento.


Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Métodos de Alfabetização. Prática Docente.


As monografias estão disponíveis impressas na biblioteca da Universidade Regional do Cariri e em PDF no Núcleo de Educação Infantil, ambos no seguinte endereço:

Rua Coronel Antônio Luiz, n° 1161, Pimenta - Crato - Ce, 
63180-000 Veja no mapa

Para aqueles que não podem se deslocar até a universidade, envie-nos um e-mail para o endereço abaixo, com o assunto "SOLICITAÇÃO DE MONOGRAFIA COMPLETA", e no corpo do texto o título do trabalho seguido de seu autor, e te enviaremos a monografia completa!

e-mail: neie.pedagogia@gmail.com 









                A presente pesquisa monográfica objetiva analisar a importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento das crianças da educação infantil e as vantagens que essas brincadeiras proporcionam para sua formação enquanto criança. Para tanto, desenvolvemos ao longo deste trabalho um breve estudo acerca da importância do lúdico no desenvolvimento das crianças. Desenvolvemos uma pesquisa de cunho bibliográfico, dessa forma, podemos salientar que com a pesquisa percebemos que a expansão da educação infantil no Brasil tem ocorrido de forma crescente nas últimas décadas, acompanhando a intensificação da urbanização, a participação da mulher no mercado de trabalho e as mudanças na organização e estrutura das famílias. Nessa direção, o estudo, as pesquisas e a análise nos permitem afirmar que a preocupação com a criança é muito recente, é importante salientar que a visão que se tem da desta é algo historicamente construído, por isso é que se pode perceber os grandes contrastes em relação ao sentimento de infância no decorrer dos tempos. Assim, feito uma explanação histórica do jogo e da brincadeira percebemos a importância que a contribuição do jogo, pois promove o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e motor do educando, sendo um fator essencial neste processo de desenvolvimento da criança. Partindo dessa perspectiva, o professor deve organizar suas atividades, selecionando, criando condições para que essas sejam realizadas, pois as brincadeiras enriquecem as ações práticas do professor, em sala de aula e/ou fora dela. O professor é quem cria oportunidades para que o brincar aconteça de uma maneira que desenvolva aprendizagem e sempre tendo um objetivo. Nesse sentido, a organização do espaço da criança na escola da educação infantil implica pensar que aquele espaço dará uma sequência básica de atividades diárias, partindo disso é de suma importância que o educador observe o que as crianças gostam de brincar, como estas brincadeiras são desenvolvidas, em que espaços preferem. Este conhecimento é fundamental para que a estruturação do espaço tenha significado e assim a aprendizagem aconteça de forma eficaz.



Palavras- Chave: Jogos. Brincadeiras. Educação Infantil.



           O trabalho apresentado aqui vem tratar sobre a questão da orientação sexual dos indivíduos, visto que esse assunto apesar de já ser estudado à certo tempo, ainda assim existam questões a serem desvendadas. Objetivamos aqui a identificação sobre a forma de como a sociedade contemporânea vem compreendendo a orientação homoafetiva, partindo de relatos de pessoas homoafetivas e alguns de seus familiares, mais precisamente seus pais. Buscaremos a compreensão, até onde os fatores, família e sociedade tem influência no processo de construção dessas orientações, bem como a reflexão sobre a temática da sexualidade e as consequências da existência do preconceito. Partiremos de pesquisas bibliográficas, compreendendo teoricamente os pensamentos e reflexões concordantes e discordantes entre os vários teóricos aqui estudados. Traremos alguns pontos considerados relevantes no processo de construção da orientação sexual dos indivíduos. Já que a sociedade contemporânea vive muito mais de aparências que de princípios. Tendo em vista os conflitos sentimentais, é que vimos a importância de se trabalhar a questão afetiva, em particular a orientação sexual, que não obstante deixaria de ser uma questão de afetividade entre os indivíduos, independente de sexo ou gênero, assunto esse que por muitos anos foi um tabu a ser debatido tanto dentro da sociedade como principalmente dentro das famílias.


Palavras-chave: Homoafetividade, Preconceito, Família, Sociedade, Orientação sexual.



           O presente trabalho monográfico versa sobre a importância das atividades lúdicas para a promoção das aprendizagens e desenvolvimentos infantis, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais. A seleção desse tema surgiu da nossa inquietação acerca da valorização das brincadeiras na Educação Infantil. Alguns questionamentos se fizeram presentes em nossa trajetória acadêmica: o que pensam os professores de creches e pré-escolas sobre o lúdico? O que esses professores realizam na prática? Será que o que nós aprendemos aqui em termos teóricos está sendo aproveitado em sala de aula? Assim sendo, esta pesquisa teve como objetivo analisar as concepções das professoras de Educação Infantil de uma instituição escolar pública do município Crato Ceará sobre o lúdico na instituição. Especificamente, buscou averiguar o conhecimento das professoras acerca da importância das atividades lúdicas para o desenvolvimento e para as aprendizagens de bebês e crianças pequenas e ainda analisar o discurso das professoras sobre as implicações das atividades lúdicas na construção dos saberes. Dessa forma, analisamos a percepção de educadores da rede pública municipal, tendo como recorte sete professores de uma escola da zona urbana do município de Crato-CE, com o propósito de compreender o comportamento dos profissionais da educação diante do fenômeno. Foram realizadas entrevistas para que os professores da educação infantil pudessem expressar suas opiniões perante as questões abordadas sobre o lúdico.


Palavras-chave: Educação Infantil. Lúdico. Professoras.

Grupo de Estudos em Educação Infantil


O grupo de estudos do NEI-URCA está realizando discussões sobre o pensamento pedagógico de Jonh Dewey a partir de textos do livro A Criança e a Sociedade, interessados e compreender melhor os princípios da pedagogia ativa por ele postulada.


Para saber mais acesse:


A violência entrou de vez no currículo escolar dos brasileiros. Só que agora, infelizmente, em vez de um saudável e democrático conflito no campo das ideias, alunos, professores, diretores e funcionários precisam cada vez mais conviver com agressões, ameaças e abusos. (Luis Pellegrini).
A violência não é um fenômeno isolado, Pellegrini cita Marlova Noleto: "A violência nas escolas reproduz a violência na sociedade, não é um fenômeno intramuros isolado", ela destaca que a ausência de regras claras de convivência entre alunos e professores contribui para o aumento da violência.
Marlova Noleto diz ainda que é preciso incluir as famílias no processo de educação e ajudar as crianças desde cedo a desenvolver um sentido ético. "Quando estimulamos nossos alunos a respeitar a diferença, estamos também evitando a violência", observa.
Acesse o conteudo na íntegra:
http://www.brasil247.com/pt/247/revista_oasis/140608/Viol%C3%AAncia-nas-escolas-ela-reproduz-as-loucuras-da-nossa-sociedade.htm