O presente trabalho constituiu uma pesquisa acerca do processo de adaptação de crianças que ingressam nas creches a partir da perspectiva dos professores. Dessa maneira, apresenta-se uma breve retrospectiva histórica da Educação Infantil, afim de que se possa reconhecer como se iniciou o atendimento à criança e as transformações que influenciaram o aprimoramento deste atendimento. Logo em seguida, parte-se para a discussão do papel da família e da instituição escolar no desenvolvimento e na educação destas crianças, colocando em foco se estas instituições devem ou não manter um laço de união na busca de proporcionar à criança um desenvolvimento global contribuindo para que o período de adaptação sofrido pela criança não a cause problemas futuros, devido o sentimento de abando que nelas é despertado. Nesta perspectiva discute-se um pouco sobre a legislação direcionada para esse público, a criança pequena, assim como entender a importância desses documentos para a Educação Infantil como um todo. O objetivo deste trabalho está na análise do questionário aplicado aos professores que lecionam em uma creche pública da cidade do Crato, com o objetivo de conhecer o que estas profissionais entendem sobre este tipo de educação e como ela agem quando se encontram diante do processo de adaptação das crianças. Concluindo que apesar dos estudos realizados e que futuramente serão realizados é essencial que não se finalize diante dos resultados alcançados desta forma o processo de adaptação é uma atividade complexa devido à grande diversidade encontrada nas salas de aula e diante da obrigatoriedade de se respeitar essa diversidade infantil. Palavras chave: Educação Infantil. Creche. Processo de adaptação. Professores.

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